quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Quadrinhos A2




Roteiro e Arte: Paulo Crumbim e Cristina Eiko.
Temporadas: 1, 2 e 3.


Ok... sei que tenho, ou melhor, temos andado sumidas e o blog esta praticamente entregue as moscas mas cá estou de volta e espero postar resenhas tanto quanto gostaria. Hoje, estou retornando  com uma trilogia (né?) de quadrinhos independentes. Acho válido não só ler mas também incentivar o pessoal que rala bastante para criar, produzir e que desembolsam dinheiro do próprio bolso para obter o livro físico, vender e com isso tentar um lugar ao sol (neste caso, o mercado nacional de quadrinhos).

O Quadrinhos A2 foi elaborada por um casal de Sampa (olha eu toda íntima com São Paulo) e são freelancers. Toda hq é baseada em histórias autobiográficas e até então, temos 3 temporadas. As histórias são curtas e fechadas como em contos e encontramos casos bem cotidianos. Fica difícil falar especificamente de cada volume, uma vez que, como disse, são histórias fechadas e falar alguma coisa pode significar spoiler ou tirar a graça da leitura mas vou tentar falar de forma generalizada sobre cada volume. 


1ª Temporada

Quadrinhos A2- 1ª Temporada.


Nesta temporada somos apresentados ao casal, Paulo Crumbim e Cristina Eiko, que moram juntos em um pequeno apartamento da grande metrópole.  Logo no início, especificamente no índice, encontramos uma interação dos autores com os leitores.  Acompanhamos sua saga na Cidade Maravilhosa, os prazeres e desprazeres (perengues e furadas nas quais todos os turistas estão sujeitos a sofrer) de uma viagem, presença de alienígenas e o caderno de esboço de ambos durante o processo de criação da hq.


Índice Quadrinhos A2- 1ª Temporada.

Viagem do casal ao Rio de Janeiro.




 2ª Temporada

Quadrinhos A2- 2ª Temporada.


Um novo integrante entra para a família! O casal vive as primeiras experiências adotando um cãozinho da raça Dachshund, que vão desde as inseguranças,  inexperiências e suas vantagens. Eles fazem um breve histórico sobre esta raça de forma bem humorística, didática e divertida. 


A chegado do Pino.

Histórico sobre a raça do cãozinho adotado pelo casal, Pino.


Em seguida, veremos sua viagem para o lançamento do Quadrinhos A2 - 1ª temporada no FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos) em Belo Horizonte. Mais uma vez, tem-se os momentos bons e os perengues, o confronto com as inseguranças e a certeza que no final tudo dá certo. Para mim foi muito interessante ler este conto. Eu também tive a oportunidade de ir ao Festival (não como autora mas como visitante e fã de quadrinhos) e isto, de certa forma, me trouxe a sensação de ter participado um pouco do que eles viveram. 


Chegada do casal em BH.




3ª Temporada

Quadrinhos A2- 3ª Temporada.


Aqui nós temos algo muito, muito divertido principalmente para quem é desorganizado (oi?!) ou mora em república/sozinho e vive no caos! Temos um manual de desorganização para leigos. É muito bom saber que não somos os únicos desorganizados! E o mais incrível de tudo é a semelhança e a forma de pensamento (olha o orgulho de ser desorganizada hahaha). 




O casal também comenta sobre seu estilo de vida, os prazeres e as dores de morar em São Paulo. E então a hq chega ao fim falando sobre bullying que sofreram durante a infância.





Quadrinhos A2 possivelmente/provavelmente terá uma continuação, uma 4ª temporada, o que acho super válido. Durante a leitura, o leitor se diverte e se identifica com eles e/ou com as situações. Encontramos também várias referências de outros quadrinhos (alguns clássicos). Enfim, fica a dica para quem (ainda) não conhece esta hq!